31 de março – Dia da Saúde e Nutrição
Para viver uma vida saudável, ter uma boa alimentação é fundamental. Aquilo que comemos está diretamente ligado a como o nosso corpo funciona e isso faz com que a nutrição seja uma questão tão importante a ser trabalhada e discutida. Para trazer essa pauta à tona e incentivar toda população a se alimentar de maneira correta e nutritiva, existe no calendário oficial do Ministério da Saúde, o Dia da Saúde e Nutrição, celebrado em 31 de março.
A data tem como principal objetivo promover o incentivo ao consumo de alimentos saudáveis e provocar a reflexão sobre nossos hábitos, já que por muitas vezes, devido a uma série de fatores como: rotina corrida, falta de tempo e de planejamento financeiro, deixamos de lado o detalhe mais importante a ser levado em conta na hora de escolher o que comer: o quão saudável e adequado é este alimento.
A reflexão é fundamental para que possamos dar os primeiros passos rumo ao início de uma nova rotina, a uma reeducação alimentar e a se abrir a novas possibilidades e por consequência garantir muita saúde para nós e nossas famílias.
O que podemos aprender com o Dia da Saúde e Nutrição:
Prevenir é melhor que remediar:
É comum que as pessoas passem a prestar mais atenção a como estão se cuidando e se alimentando depois de sofrer com alguma doença ou problema de saúde. Por isso é importante sempre entender que se alimentar devidamente é uma prevenção que fazemos no dia a dia e não uma medida de emergência quando adoecemos.
Entender o que é comida saudável:
Um alimento saudável não tem que ser o oposto de alimento gostoso, é importante saber equilibrar sua dieta de forma que ela seja sempre leve e saborosa. Uma maneira de entender melhor como isso pode funcionar é conhecendo as quatro leis da nutrição do Manual da Alimentação Saudável, do ano de 1937, criado pelo médico argentino Pedro Escudero, veja abaixo:
- Qualidade - consumir alimentos que possuam todos os grupos de nutrientes,
- Quantidade - consumir alimentos que possuam a quantidade ideal de cada nutriente para manter o corpo saudável,
- Harmonia - sempre combinar os alimentos de modo que o consumo dos nutrientes esteja sempre equilibrado,
- Adequação - individualizar a alimentação respeitando as características sociais, econômicas, culturais e pessoais de cada um.
Valorizar o profissional de nutrição:
Que oportunidade melhor do que o Dia da Saúde e Nutrição para valorizar os profissionais que se dedicam a essa área? Se possível, consulte um nutricionista para poder adaptar sua dieta sempre da maneira mais adequada de acordo com sua rotina e necessidades. Valorizar um profissional da saúde é sempre uma das melhores maneiras de perpetuar uma mensagem positiva e que melhora a qualidade de vida das pessoas.
Conhecer os produtos Valedourado:
Neste 31 de março, não se esqueça de celebrar o Dia da Saúde e Nutrição conhecendo alimentos de qualidade e ainda por cima muito gostosos! Vem ser mais saudável com a gente!