Layout do blog

Dia Mundial do Leite

Com o intuito de incentivar o consumo de leite e derivados, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação criou em 2001 o Dia Mundial do Leite, comemorado no dia 1º de junho. Essa data foi escolhida por já ser comemorada na maioria dos países da Europa.



Por que inserir leite na alimentação?

Na Grécia Antiga, o filósofo Hipócrates, considerado o Pai da Medicina, já reiterava a importância do leite na alimentação dizendo que é um alimento muito próximo da perfeição”.

O leite é fonte importante de proteínas e carboidratos. É preciso ressaltar que para os bebês, o principal alimento é o Leito Materno, que supre todas as necessidades nutricionais para o desenvolvimento e crescimento adequado da criança.


Também é considerado a principal fonte de cálcio na nutrição e desenvolvimento humano, e de todos os mamíferos, pois o cálcio está presente no leite em grandes quantidades, além de que possui fácil absorção. É sempre muito recomendado nos casos de baixo nível de cálcio no organismo.


Outras vantagens que podemos citar são: a manutenção da pressão arterial, melhora da flora intestinal, auxílio no bom funcionamento do sistema nervoso devido a presença de vitaminas do complexo B, e fortalecimento muscular.


A ONU recomenda a ingestão de três porções de leite e derivados por dia, cerca de 1000 mg. As porções podem ser divididas entre leite, queijos e iogurtes.


A importância do leite na economia brasileira.

O Dia Mundial do Leite vem ganhando gradativamente muita força aqui no Brasil por conta de sua relevância na economia do país, pois ele está entre os produtos mais importantes da nossa agropecuária, inclusive se mantendo à frente de tradicionais produtos como o café e o arroz.


O rebanho leiteiro do Brasil está entre os primeiros do mundo e o Agronegócio do Leite, além de ser responsável por suprimento de alimentos, também é um gerador de empregos e renda para a população. São milhões de propriedades rurais explorando o Leite no país.


Curiosidades sobre o Leite.

Você sabe como começamos a consumir leite? Com a domesticação da vaca, no Oriente Médio, cerca de 7 mil anos atrás, inicia-se o consumo de leite de origem animal pelo homem. Durante muito tempo o leite fresco foi a única forma de consumo, pois havia muita dificuldade na forma de conservação.


Os derivados como queijos e manteiga, surgiram com a descobertas de novas tecnologias, mas foi apenas em 1864, com a descoberta da pasteurização, que o consumo de leite ganhou mais espaço e facilidade na conservação.


Podemos incluir leite na rotina alimentar da família de várias formas, por exemplo, vitaminas, sopas, molhos, bolos, entre outros.


O leite animal mais utilizado é o de vaca, por conta da quantidade, sabor e fácil digestão, mas também é possível encontrar leite de cabra, búfala, camela, entre outras. O consumo dos diferentes tipos depende muito da região e do tipo de animal encontrado.


A Valedourado, presente no mercado Nordestino há mais de 30 anos, sempre pensando no seu bem estar e de sua família, oferece grande variedade de produtos lácteos de qualidade para você colocar na sua mesa. Acesse nosso site e conheça nossa linha de produtos!


ilustrações do folclore
23 ago., 2021
Conheça um pouco mais sobre o folclore nordestino!
kibe recheado com coalhada
16 ago., 2021
conheça curiosidades da culinária Libanesa e aproveite a receitinha que separamos para você.
imagem de manca e leite
12 ago., 2021
Será que manga com leite realmente faz mal? Descubra aqui.
Show More
Share by: